Siga o Curso de Administração

8 de janeiro de 2013

CONFIANÇA DO COMÉRCIO ENCERRA 4º TRIMESTRE COM ALTA DE 1,5%

   Motivado pela percepção de recuperação da economia, o comércio encerrou o ano passado em ritmo aquecido. O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 1,5% no último trimestre do ano, quando comparado com igual período do ano passado. De acordo com a Fundação Getulio Vargas, o valor supera o trimestre encerrado em novembro, no qual o indicador havia registrado alta de 1,4% na mesma base de comparação.
   No varejo restrito (exclui veículos e materiais de construção), o Icom registrou queda de 0,9% no trimestre findo em dezembro, sobre o mesmo período do ano passado, após ter subido 0,4% nos três meses terminados em novembro. De acordo com a FGV, no entanto, o desempenho negativo foi compensado pelos setores automobilísticos e de atacado, levando o varejo ampliado a registrar estabilidade no quarto trimestre. Pelo sétimo mês consecutivo, o Icom de veículos, motos e peças subiu de 4,3% para 8,2% no trimestre encerrado em dezembro. No segmento de material para construção, a confiança passou de -3,6% para -4,0%.
   Em dezembro, 7 dos 17 setores pesquisados, segundo a FGV, registraram avanços. O aumento da confiança ocorreu principalmente pela melhora na percepção das condições atuais da economia. O Índice da Situação Atual do trimestre encerrado em dezembro subiu 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Em dezembro, 27% das empresas consultadas avaliaram o nível de demanda como forte e 14,5% como fraca. Em 2011, essas fatias haviam sido de 26,7% e 16,9%, respectivamente.
   A expectativa em relação aos meses seguintes também melhorou, segundo a FGV. Em relação ao mesmo período de 2011, o Índice de Expectativas do trimestre encerrado em dezembro passou de 0,6% para 0,8%. A tendência para o semestre seguinte foi a que mais melhorou, avançando de 0,7% para 1,1%.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário