Siga o Curso de Administração

19 de abril de 2011

MDIC PARTICIPA NO URUGUAI DE EVENTO DO BANCO INTERAMERICANO SOBRE SERVIÇOS

   O secretário de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Ribeiro, esteve presente nesta quinta-feira (14/04), em evento Latin American and Caribbean Outsourcing and Offshoring Summit, realizado pelo Banco Interamericano (BID), em Montevidéu, Uruguai. Na ocasião, o secretário participou de mesa redonda sobre Serviços de Engenharia, Software e Tecnologia da Informação na América Latina, juntamente com o embaixador da India, Shri. R Viswanathan, e dois empresários da área.
   Em sua fala, Humberto Ribeiro destacou que, além de toda a expansão da infraestrutura que acontece no país, o governo brasileiro está atento às oportunidades domesticas e internacionais em serviços, incluindo a expansão de empresas brasileiras no exterior e o estabelecimento de investimentos estrangeiros no Brasil. O secretário ressaltou os três grandes projetos para o setor de serviços, trabalhados pela SCS: a Política Nacional de Comércio e Serviços; a Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (NBS); e o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços Intangíveis e Outras Operações (Siscoserv). A escala do mercado de serviços brasileiros fez com que o país se tornasse um protagonista da inserção do setor na América Latina.

Sustentabilidade econômica
   A sustentabilidade da economia brasileira é verificada ao alinhar investimento em projetos estruturantes, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o pré-sal e os megaeventos esportivos que o Brasil vai sediar em 2014 e 2016 (Copa do Mundo e Olimpíada, respectivamente), com uma jovem pirâmide etária que proporciona disponibilidade de mão de obra. O secretário ressaltou ainda que as políticas públicas implementadas pelo governo federal nos últimos anos propiciou a migração de dezenas de milhões de pessoas das classes E e D para as de maior poder aquisitivo. “O aumento do poder de compra da população eleva o consumo das famílias brasileiras, que passam a demandar cada vez mais do setor de serviços, e gera uma nova oportunidade para ganhos de capacidade significativos do setor terciário brasileiro nos segmentos de comércio e serviços”, comentou Humberto Ribeiro.
   Novas políticas públicas estão sendo pensadas em conjunto com a sociedade civil para o desenvolvimento desses setores. 
Fonte: MDIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário