Siga o Curso de Administração

26 de agosto de 2014

'Construímos uma economia mais resistente', diz Mantega

Ministro diz que governo começou política de 'descompressão', de estímulo. Entre as medidas que vão nessa direção está à redução do compulsório.
"Construímos uma economia mais resistente a intempéries, com menos ônus para a população", disse o ministro da Fazenda Guido Mantega, nesta segunda-feira (25), quando também afirmou que o desempenho do país foi melhor que o de outros países do G20 durante a crise em questões como investimento, emprego e desenvolvimento socioeconômico.

Mantega disse ainda que o país começa a dar sinais de crescimento moderado, por isso o governo iniciou um política de descompressão, ou seja, mais no sentido de estimular a economia.

"Com inflação em queda livre e IPCA praticamente zero em julho, iniciou-se a descompressão da política monetária", disse o ministro, se referindo à redução no valor que os bancos têm de manter guardado como reserva, o compulsório. Ele diz que no 2º semestre está sendo detectado crescimento, ainda que moderado, por isso “é inadequado falar em estagnação, deflação".
Melhor que o G20
Mantega disse que o Brasil desacelerou "menos do que China, Índia e outros países do G20" e citou que o país foi o 5º que mais recebeu investimento estrangeiro direto e o 4º que "mais ampliou o colchão de reservas internacional". "O que nos dá segurança de enfrentar turbulência cambias e apostas contra nossa tranquilidade", disse.

O Brasil também se saiu bem em contrataste com as crises anteriores, considerou ele, que apontou haver uma estratégia clara de amortecer impacto da crise externa, evitando desemprego, deterioração da indústria e outros setores. "Resistimos à tentação da valorização do real, resultando em euforia consumista", disse.

Dando recados, o ministro disse que muitos discordam da política anticíclica - de dar estímulos em época de crise – e afirmou que "ninguém cumpriu o tripé econômico mais que o nosso governo".

Tripé
O tripé é, como o nome diz, três parâmetros que são buscados pelo governo para manter o país crescendo e com a economia controlada: a busca de inflação dentro da meta de 4,5% podendo chegar a 6,5% no topo; respeito ao limite mínimo de economia do governo para pagar juros de 3% do PIB e câmbio flutuante.

O ministro apontou que os países avançados estão demorando muito para enfrentar a crise de 2008.

Em 2014, o ministro vê a necessidade de enfrentar como a falta de chuvas, de mercado interno e externo, a escassez de crédito e consumo. Ainda assim o crescimento foi satisfatório em 2013, considerou o ministro, que participou de evento do jornal 'Valor Econômico'.
fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário